“Rota do Humor pelos Direitos Humanos” arranca este sábado

Iniciativa pertence ao Museu Nacional da Imprensa e celebra os 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos.

O Museu Nacional da Imprensa arranca este sábado com a iniciativa “Rota do Humor pelos Direitos Humanos”, a qual junta diversos países e assinala os 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, documento adotado pelas Nações Unidas a 10 de dezembro de 1948, em Paris.

Segundo a organização, “a evocação iniciar-se-á na sede do MNI com uma mostra de desenhos das várias edições do PortoCartoon sobre essa temática, que se irá renovando, com caráter permanente”.

Com ramificações na estação de S Bento e outra no Metro da Trindade (esta virtual), a exposição vai decorrer em vários países, num percurso que vai “do Porto ao México”. Em termos nacionais e internacionais, “a mostra terá duas vertentes: extensões da exposição e evocações virtuais em Museus, galerias e espaços culturais, reunindo no seu conjunto cerca de 300 desenhos de artistas de todo o mundo”.

Contando com o apoio institucional da Comissão Nacional da UNESCO, “a exposição tem a curadoria do diretor do Museu, Luiz Humberto Marcos, é trilingue (em português, espanhol e inglês) e aborda os 30 artigos da Declaração”. Além disso, “no Museu, a exposição irá ficar patente até dezembro de 2019, com a inserção mensal de novos desenhos, tornando-se assim uma forma contínua de celebração dos 70 anos da célebre declaração”.

Partilhe