Revista condenada a indemnizar primeira-dama do México

O juiz Carlos Miguel Jiménez condenou, a 2 de Maio, a jornalista Olga Wornat e a revista “Proceso” a pagar uma indemnização de 1 958 000 pesos mexicanos (cerca de 140 mil euros) por danos morais contra Martha Sahagún, mulher do presidente do México, Vicente Fox.

O juiz considerou que a jornalista e a revista são culpadas de publicar, a 27 de Fevereiro de 2005, detalhes sobre a nulidade do matrimónio religioso da actual primeira-dama com o seu primeiro marido.

Em menos de dois meses, esta é a segunda vez que a jornalista argentina perde casos na justiça com a família presidencial, depois de Manuel Bribiesca, filho de um primeiro casamento de Martha Sahagún, ter visto o tribunal dar-lhe razão numa queixa relativa ao livro “Crónicas Malditas”, no qual Olga Wornat descrevia os luxos e privilégios de que o jovem alegadamente gozava.

O advogado da jornalista já revelou que vai recorrer de ambas as decisões judiciais, enquanto a revista assinalou que também irá apelar para instâncias superiores, por considerar que este litígio está ligado à liberdade de expressão e ao direito à informação.

Recorde-se que há um ano Olga Wornat foi colocada em prisão domiciliária num outro processo interposto por Martha Sahagún, tendo essa sanção sido levantada a 17 de Junho de 2005 pelo juiz Carlos Miguel Jiménez, que apelou a ambas as partes para que se respeitassem.

Partilhe