Repressão sobre jornalistas no Egipto

Um jornalista egípcio foi detido e quatro jornalistas estrangeiros queixaram-se de agressões por parte das autoridades quando cobriam o despejo de 22 famílias camponesas na região de Dekernis, 150 quilómetros a Norte do Cairo, a 21 de Maio.

O profissional detido é Hamada Abdul Latif, correspondente do semanário “Al Karama” na província de El-Dakahleya, que foi acusado de “tirar fotografias sem autorização” e de “resistir às autoridades”.

Os quatro jornalistas estrangeiros que se queixaram de agressões, apreensão de equipamento e interrogatórios na esquadra durante mais de duas horas foram os franceses Jean-Claude Aunos, fotojornalista da Gamma, e Olivier Bonnel, freelance ao serviço do diário “Ouest-France”, o suíço Grégoire Durus e o belga Thomas Gadisseux, ambos freelancers.

Comentando o caso, a Repórteres Sem Fronteiras (RSF) considerou que “as acusações não justificam a manutenção de Abdul Latif sob detenção” e manifestou a sua preocupação com a deterioração da liberdade de imprensa no Egipto nos últimos meses.

Partilhe