Repórteres libertados em Gaza após 13 dias de cativeiro

Steve Centanni e Olaf Wiig foram libertados em frente a um hotel da marginal de Gaza, em 27 de Agosto, após 13 dias de cativeiro. Os dois jornalistas estavam de boa saúde, apesar de combalidos, e incentivaram os colegas de profissão a continuarem a deslocar-se à Palestina para exercerem o seu trabalho.

Os repórteres estavam ao serviço da estação de televisão norte-americana Fox News quando foram sequestrados no passado dia 14, no centro da cidade de Gaza, por elementos de um grupo até então desconhecido e que se autodenominou Brigadas da Sagrada Jihad.

Os raptores exigiram em troca dos dois reféns a libertação dos muçulmanos detidos nas prisões norte-americanas, fixando um prazo até às 9 horas (10h00 em Lisboa) de sábado.

Após ter expirado o prazo, o porta-voz do Ministério do Interior palestiniano, Khaled Abu Hilal, afirmou que os dois jornalistas se encontravam “sãos e salvos”. Entretanto, a Fox News recebeu um vídeo que mostrava os dois jornalistas a converterem-se ao Islão. Steve Centanni e Olaf Wiig confirmaram terem sido forçados a aceitar a conversão.

Apesar da pronta reacção das autoridades palestinianas e da condenação do rapto pelas organizações de jornalistas árabes, apoiadas pela Federação Internacional de Jornalistas (IFJ), Steve Centanni e Olaf Wiig foram os jornalistas que mais tempo estiveram até hoje sequestrados nos territórios palestinianos.

Partilhe