Repórter agredido no México

O jornalista Agustín Chávez, da Radio La Poderosa, foi agredido a 3 de Outubro em Tlaxiaco, no estado de Oaxaca, no sul do México, por irmãos do ex-presidente da Câmara local, Hugo Pacheco, cuja alegada corrupção foi alvo de reportagens de Agustín Chávez.

Segundo a Repórteres Sem Fronteiras (RSF), esta não é a primeira vez que o jornalista da Radio La Poderosa é agredido fisicamente ou alvo de tentativas de assassinato, razão pela qual a organização exige protecção policial para Agustín Chávez.

Nesta última ocorrência, o repórter foi espancado durante dez minutos, até perder a consciência, e esteve depois hospitalizado durante cerca de 20 horas. Nove dias depois do ataque Agustín Chávez ainda não tinha conseguido recuperar uso da perna direita.

Anteriormente, o jornalista já tinha sido vítima de tentativas de atropelamento, a 18 de Abril de 2004, ameaças de morte anónimas, a 3 de Junho deste ano, e ataques físicos por parte de membros da actual administração municipal, a 17 de Setembro último.

Partilhe