Redacção da RDP sustenta que fusão ameaça autonomia e pluralismo

A esmagadora maioria dos jornalistas na RDP considerou hoje, 8 de Maio, que a fusão de redacções e editorias com a RTP pretendida pela Administração da Rádio e Televisão de Portugal ameaça a autonomia editorial do Serviço Público de Rádio e reduz a diversidade da informação tanto neste como no Serviço Público de Televisão.

Num referendo convocado pelo Conselho de Redacção da RDP, no qual participaram 91 dos 120 jornalistas do corpo redactorial, ou seja, 75,8%, a esmagadora maioria (88,8% dos votos válidos) respondeu afirmativamente à pergunta sobre se o agrupamento ou fusão de redacções e editorias ameaça a autonomia editorial.

A garantia da autonomia editorial dos serviços de rádio e de televisão tem sido defendida pelo Sindicato dos Jornalistas e pelos jornalistas na RTP e está consagrada na lei que reestrutura a concessionária dos dois serviços.

“Os serviços públicos de rádio e de televisão funcionam com plena autonomia editorial no que respeita à sua programação e informação”, dispõe o número 3 do artigo 2.º da Lei n.º 8/2007, de 14 de Fevereiro.

Recorde-se que o SJ e os jornalistas ao serviço da RTP têm sustentado igualmente que a fusão de redacções e/ou editorias ameaça a diversidade e o pluralismo a que os serviços públicos de rádio e de televisão estão obrigados.

Na consulta de hoje, os profissionais na RDP reafirmaram a sua posição: 83,3% dos votos válidos foram no sentido de considerar que tal fusão reduz a diversidade de informação em ambos os serviços.

Perguntados também sobre se a fusão pretendida prejudica a sua prestação profissional como jornalistas no Serviço Público de Rádio, 76,6% dos jornalistas votantes responderam afirmativamente.

A realização do referendo foi aprovada em Plenário de urgência no passado dia 29 de Abril, por larga maioria, com um voto contra e três abstenções.

Resultados integrais do escrutínio

Universo de jornalistas: 120
Votantes: 91 (75,8% de participação)
Votos nulos: 1

Pergunta 1:
Consideras que o agrupamento/fusão de Redacções e Editorias (actualmente previsto e constante na Ordem de Serviço n.º 28), com os jornalistas da Rádio a trabalharem também para a Televisão:
a) prejudica a tua prestação profissional enquanto jornalista do Serviço Público de Rádio?

SIM – 69 (76,6%)
NÃO – 17 (18,8%)
branco – 4 (4,4%)

Pergunta 2:
Consideras que o agrupamento/fusão de Redacções e Editorias (actualmente previsto e constante na Ordem de Serviço nº 28), com os jornalistas da Rádio a trabalharem também para a Televisão:
b) ameaça a autonomia editorial da Rádio?

SIM – 80 (88,8%)
NÃO – 9 (10,0%)
branco – 1 (1,1%)

Pergunta 3:
Consideras que o agrupamento/fusão de Redacções e Editorias (actualmente previsto e constante na Ordem de Serviço nº 28), com os jornalistas da Rádio a trabalharem também para a Televisão:
c) reduz a diversidade de informação no Serviço Público quer de Rádio, quer de Televisão?

SIM – 75 (83,3%)
NÃO – 13 (14,4%)
branco – 2 (2,2%)

Partilhe