RAFAEL MARQUES IMPEDIDO DE SE DESLOCAR A LISBOA

O Sindicato dos Jornalistas entregou ao embaixador angolano em Lisboa uma nota de protesto dirigida ao presidente da República de Angola, contra o novo acto de violência cometido contra o jornalista Rafael Marques, cujo passaporte foi confiscado no aeroporto de Luanda, quando se propunha embarcar com destino a Lisboa.

O Sindicato dos Jornalistas vem protestar energicamente contra o acto de violência exercido pelo Serviço de Emigração de Angola na pessoa do jornalista Rafael Marques, ao impedi-lo de sair do território angolano com a confiscação do passaporte no aeroporto de Luanda.

Ao sobrepor a sua autoridade à do poder judicial, que já havia reconhecido não haver impedimento legal para a saída de Rafael Marques, o Serviço de Emigração de Angola cometeu  um abuso intolerável, que obviamente não poderia ter realizado sem cobertura superior.

Nesse sentido, o Sindicato dos Jornalistas dirige o seu protesto, por intermédio do embaixador angolano acreditado em Lisboa, a S .Exa. o Presidente da República de Angola, Eng. José Eduardo dos Santos, reclamando a sua intervenção imediata no sentido de providenciar a correcção desta arbitrariedade, por forma a que seja prontamente restituído a Rafael Marques o respectivo passaporte e, com ele, o reconhecimento do seu direito de livre circulação para o exterior do País.

Partilhe