Rádio encerrada no Quirguistão

Três dias antes das eleições legislativas no Quirguistão, a autoridade das comunicações daquele país da Ásia Central encerrou a Radio Azattyk, que transmite o serviço quirguiz da Radio Free Europe/Radio Liberty.

O encerramento foi justificado com a proximidade do leilão da frequência da estação, marcado para 10 de Março, apesar da rádio ter entregue a 8 de Fevereiro os documentos para a renovação anual da licença.

Os jornalistas da Radio Azattyk acreditam que a proibição está relacionada com a cobertura que a estação fez da campanha eleitoral das legislativas de 27 de Fevereiro, onde foi um dos poucos órgãos a falar nas manifestações contra a exclusão de candidatos da oposição.

Além da rádio, há a registar a 25 de Fevereiro uma tentativa frustrada de bloquear o acesso ao sítio Internet da editora Media Support Center, a qual é financiada pela organização não-governamental norte-americana Freedom House e imprime os principais jornais da oposição no país.

A gráfica da Media Support Center foi ainda alvo de um corte de electricidade por parte da empresa estatal de energia, entre 22 e 26 de Fevereiro, o que obrigou ao uso de um gerador e dificultou a impressão dos semanários “Respublica”, “Analitika” e “Litsa” e do trissemanário “MSN”. Ainda assim, os jornais conseguiram sair a 25 de Fevereiro com informações sobre os programas eleitorais de vários candidatos da oposição.

Partilhe