Quatro jornalistas guineenses detidos

Quatro jornalistas e um técnico da rádio comunitária “Sintchan-Oco”, de Gabú, no Leste da Guiné-Bissau, detidos no sábado pela polícia, foram libertados domingo, 7 de Setembro, sem que lhes tenha sido feita qualquer acusação.

Segundo a PANA, a prisão do director da estação de rádio, Samba Sow, dos comunicadores Júsper Rodrigues Santy, Jorge Sambú e Dicas Cassamá, e do técnico Sabino Quadé deveu-se à difusão, no sábado, de um Magazine Especial sobre um comício da Plataforma da Oposição Unida, uma coligação de quatro partidos (PCD, FLING, FD e FDS).

Ainda de acordo com a PANA, a detenção dos jornalistas foi ordenada pelo governador da região e pelo administrador do sector logo no domingo, tendo o governador regional de Gabú, Abduramane Djaló, mandado ainda suspender todas as emissões de programas e magazines relativos a partidos políticos da oposição na “Sintchan-Oco” até ao início da campanha eleitoral.

Esta decisão, a confirmar-se, contraria o apelo lançado recentemente pelo ministro da Comunicação Social guineense para que sejam respeitadas as normas legais que protegem a liberdade de expressão.

Segundo a agência AFP, os detidos foram libertados no domingo à noite, sem que lhes tenha sido feita qualquer acusação, e admitem agora a possibilidade de apresentar queixa, por “abuso de poder”, contra o governador de Gabu.

Partilhe