“Público” lança segunda edição do “Livro de Estilo”

O jornal “Público” lançou a 4 de Março a segunda edição, revista, actualizada e aumentada, do seu “Livro de Estilo”. A iniciativa assinala o 15º aniversário do diário, que surgiu pela primeira vez nas bancas a 5 de Março de 1990.

O livro é vendido a 4 de Março com o jornal e representa o culminar de um processo interno iniciado em Setembro de 2004 pelo jornalista António Granado, responsável por actualizar o texto original de 1989 – publicado em livro em 1997 – à luz das evoluções do jornalismo moderno.

Para levar a cabo a actualização foram compilados os documentos produzidos ao longo dos anos pelo Conselho de Redacção (CR) e pelos sucessivos provedores do leitor do “Público”, analisados os livros de estilo de títulos de referência como o “The Washington Post”, “The New York Times”, “El País” ou “Le Monde” e aceites contributos de toda a redacção e de alguns leitores.

No novo livro há uma sistematização mais precisa de 125 princípios e normas de conduta profissional, tendo mesmo sido incluídos, por proposta do jornalista Fernando Sousa, os valores civilizacionais consagrados na Declaração Universal dos Direitos do Homem.

Para o director do “Público”, José Manuel Fernandes, este livro “constitui um elemento fundamental de consulta para os que se interessam pelo jornalismo e ajuda a tornar os leitores mais exigentes com o jornal que fazemos. Espero que contribua para elevar os padrões de exigência da comunicação social portuguesa”.

Partilhe