Publicada directiva da ERC sobre publicidade

A Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) publicou, em 7 de Agosto, uma directiva sobre publicidade em publicações periódicas destinada a “incentivar padrões de boas práticas” na imprensa, para a qual o Sindicato dos Jornalistas (SJ) colaborou.

A directiva trata de princípios e conceitos como os da identificabilidade e separação entre publicidade e informação jornalística, publicidade redigida, publi-reportagem, patrocínios e apoios, auto-promoções e marketing, suplementos e capas falsas.

Comparando-se a directiva e a versão colocada em discussão pública pela ERC e objecto de consulta nomeadamente ao SJ, conclui-se que a versão definitiva incorpora várias contribuições do Sindicato, mas não trata de uma questão para a qual esta organização tem chamado a atenção: o problema da publicidade intrusiva.

No seu parecer, o SJ sugeria a introdução de uma norma com a seguinte redacção: “Quando não ocupe página inteira, a publicidade deve ainda ser inserida nas áreas inferiores ou laterais das páginas, por forma a não interromper a leitura vertical ou transversal das páginas nem a perturbar a apresentação contínua dos textos e imagens de carácter editorial”.

Em anexo, ficam disponíveis a Directiva da ERC, o parecer do SJ sobre o projecto de directiva e o projecto da ERC submetido a consulta.

Partilhe