Protestos na BBC contra desmantelamento da empresa

Os trabalhadores da BBC voltaram a manifestar-se, a 15 de Fevereiro, contra a “pressão e ingerência” do governo britânico na radiotelevisão pública, e a alegada pretensão do executivo de fragmentar a estação.

Os protestos ocorreram em Londres, Glasgow (Escócia), Bristol (oeste da Inglaterra) e Cardiff (País de Gales), no mesmo dia em que a ministra da Cultura do Reino Unido, Tessa Jowell, garantia que a BBC manterá a sua independência uma vez concluído o processo de revisão da “carta” de princípios que define seus estatutos.

As declarações da ministra à BBC surgem na sequência de notícias divulgadas domingo pelo “Sunday Times”, segundo as quais o governo de Tony Blair pretende desmembrar a BBC em empresas regionais (Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte), bem como reduzir as competências do Conselho de Directores da BBC, transferindo poderes para o recém criado órgão de supervisão dos média, o Ofcom.

A “carta” da BBC expira em 31 de Dezembro de 2006 mas o trabalho de revisão, que ocorre de dez em dez anos, já começou.

Os dirigentes da União Nacional dos Jornalistas e do sindicato audiovisual, Bectu, afirmam estar dispostos a impedir qualquer tentativa de restringir a independência da BBC e exigem que o Conselho de Directores seja firme na sua defesa.

Partilhe