Protecção dos jornalistas no Nepal deve ser melhorada

A ocorrência de incidentes envolvendo elementos da imprensa nepalesa levaram a Federação Internacional de Jornalistas (FIJ) a instar o governo daquele país asiático a melhorar a protecção à classe.

Segundo a Federação de Jornalistas Nepaleses (FNJ), o correspondente local Durga Sharma foi agredido várias vezes por membros de uma organização de juventude maoísta, só porque tentou fotografar os distúrbios que causaram num encontro de um outro partido, a 27 de Maio.

Por seu turno, o jornalista Prem Chandra Jha, editor chefe do “Terai Express”, foi ameaçado de morte por Ashit Kumar Baidhya, reitor de um externato em Gaur, na sequência de um artigo sobre a suposta atribuição ilegal de cidadania ao referido professor.

“Embora os incidentes mais recentes sejam menos violentos do que o habitual, continua a ser um luta diária manter a liberdade de imprensa no Nepal”, disse o presidente cessante da FIJ, Christopher Warren, destacando pela positiva o caso do “Nepal Samacharpatra Daily”, cujos distribuidores fizeram greve a 26 de Maio para exigir melhores condições de trabalho, tendo a empresa respondido com abertura negocial.

Partilhe