Processo de conciliação para a Global Notícias

O Ministério do Trabalho agendou para 24 de Agosto o início do processo de conciliação para a Global Notícias solicitado pelo Sindicato dos Jornalistas (SJ).

Em comunicado divulgado a 2 de Agosto, o SJ informa que o pedido de conciliação ocorreu na sequência da falta de resposta da empresa à proposta de acordo apresentada pelos representantes dos jornalistas, o que bloqueou o processo de negociações a que a Global Notícias se havia comprometido.

É o seguinte o texto, na íntegra, do comunicado do SJ:

Marcada conciliação para Global Notícias

1. Está marcada para o próximo dia 24 a reunião de conciliação, no Ministério do Trabalho, do processo de negociação da proposta de Acordo de Empresa apresentada pelo Sindicato dos Jornalistas à Global Notícias.

2. A conciliação foi pedida pelo SJ face à falta de resposta da Empresa à proposta apresentada pelo Sindicato já em 16 de Março, apesar do compromisso da Global Notícias de proceder à negociação com os sindicatos mais representativos dos trabalhadores ao seu serviço.

3. Apesar de ter assumido tal compromisso ainda na fase em que a Controlinveste procedia a esclarecimentos junto da Alta Autoridade para a Comunicação Social, no âmbito do processo de elaboração do parecer sobre a venda dos activos de média da Portugal Telecom, e de a actual Administração o ter reiterado em várias ocasiões, o processo encontra-se bloqueado unilateralmente.

4. Depois de procurar adiar o reinício da negociação, suspensa em Fevereiro de 2005, quando foi celebrado o contrato-promessa de compra e venda entre a PT e a Controlinveste, a Administração deixou simplesmente de responder aos pedidos de resposta formulados pelo SJ, tendo ignorado igualmente a notificação de que seria solicitada a passagem à fase de conciliação.

Lisboa, 01 de Agosto de 2006

A Direcção

Partilhe