Privacidade electrónica de jornalistas em causa na Argentina

O repórter Ernesto Tenenbaum, da Radio Mitre, e o produtor da América TV Luis Majul denunciaram que as suas contas de e-mail foram infiltradas e usadas para enviar mensagens para outras pessoas, aumentando assim para três o número de jornalistas argentinos que revelaram ter sido afectados na sua privacidade electrónica.

Ernesto Tenenbaum descobriu que, a partir do seu e-mail, tinham sido enviadas para membros do governo e outros jornalistas algumas das suas conversas off-the-record com o ministro do Interior, com um magistrado do Supremo Tribunal, com um autarca, com um ex-juiz e com Daniel Santoro – jornalista do “Clarín” e o primeiro a denunciar a violação da sua correspondência electrónica, a 11 de Maio.

Por seu lado, Luis Majul diz que descobriu a 21 de Maio que uma mensagem contendo endereços de e-mail de importantes personalidades da política e dos negócios tinham sido enviadas a alguns dos seus contactos a partir do seu e-mail, e avançou à Repórteres Sem Fronteiras (RSF) que este tipo de manipulação ocorre “sempre que há tensão entre a imprensa e as autoridades”.

Ambos os profissionais agora afectados planeiam entregar queixas de violação da correspondência privada ao juiz Guillermo Montenegro, o qual já está a investigar o caso de Daniel Santoro. Os dois jornalistas suspeitam do envolvimento dos serviços secretos no caso, uma hipótese que foi já negada pelo chefe do gabinete presidencial.

Partilhe