Primeira jornada profissional dos sindicatos espanhóis de jornalistas

Cerca de cem jornalistas participaram, a 5 de Junho, na primeira jornada profissional da Federação espanhola de Sindicatos de Jornalistas (FEsP), realizada em Santiago de Compostela e dedicada à busca de soluções para a precariedade laboral.

Destacando a relação entre a qualidade da informação que é dada ao público e as condições de trabalho dos jornalistas, este encontro discutiu, entre outros assuntos, o peso que os estágios oferecidos por algumas universidades espanholas, nomeadamente as privadas, têm no aumento da precariedade laboral, apesar dessa não ser a única causa do problema.

A reunião serviu ainda para que um grupo de jornalistas galegos formasse uma comissão instaladora de um sindicato que lute pela melhoria das condições laborais dos mais de 2000 jornalistas no activo na Galiza.

O encontro, organizado pelo Colexio Profesional de Xornalistas de Galicia (CPXG) e pela FEsP, contou com a presença de jornalistas dos sindicatos da Catalunha, La Rioja, Canárias, Andaluzia, Ilhas Baleares e Madrid, bem como do Sindicato de Jornalistas de Portugal, representado pelo presidente da direcção, Alfredo Maia.

Partilhe