Prevenção e combate à violência doméstica nos Açores

A Direcção Regional da Solidariedade e Segurança Social nos Açores leva a cabo amanhã, 20 de Julho, na Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada, uma oficina de trabalho subordinada ao tema “Acções de sensibilização e informação específicas para jornalistas na área da violência doméstica”.

A iniciativa, que conta com a participação de Orlando César, Presidente do Conselho Deontológico do SJ, e Bárbara Almeida, em representação da Direcção Regional do Sindicato dos Jornalistas, ocorre em dois períodos. Assim, terá lugar uma oficina de trabalho de manhã, entre as 9h00 e as 13h00, e outra, à tarde, entre as 14h00 e as 18h00, ambas sobre a mesma temática e com o mesmo programa. Com este desdobramento pretende-se possibilitar a mais ampla participação de jornalistas de todas as ilhas. Com o mesmo objectivo, e tendo em conta as dificuldades de deslocação, a Direcção Regional do Sindicato dos Jornalistas já se disponibilizou para recolher e transmitir qualquer testemunho ou informação que os profissionais considerem pertinente fazer-lhe chegar através de correio electrónico (sindicatojornalistasacores@gmail.com). As conclusões destas oficinas serão posteriormente divulgadas.

Com esta acção a Direcção Regional da Solidariedade e Segurança Social pretende implementar uma das medidas previstas no Plano Regional de Prevenção e Combate à Violência Doméstica nos Açores (PRPCVDA), aprovado pela Resolução do Conselho do Governo n.º 50/2010, de 19 de Março, que prevê a promoção de acções de sensibilização e informação específicas para abordagem e mobilização do/as Jornalistas da Região Autónoma dos Açores.

Além da desejada troca de pontos de vista e abordagem de questões de relevância ligada à temática em apreço, será ainda levada a cabo uma acção de informação, a cargo de Sandra Furtado, formadora do Centro de Apoio à Mulher em Ponta Delgada, a quem caberá a dinamização da oficina.

Para mais esclarecimentos, contactar Amanda Tavares, através do tel. 296 240 193 (directo) ou do e-mail Amanda.gc.tavares@azores.gov.pt .

Partilhe