Prémios Gazeta 2014 distinguem oito jornalistas e um jornal

Galardões atribuídos pelo Clube de Jornalistas foram divulgadas hoje.

O Clube de Jornalistas anunciou hoje os Prémios Gazeta 2014, que distinguem oito jornalistas e um jornal.
O júri foi composto por Eugénio Alves (presidente da Assembleia Geral do Sindicato dos Jornalistas e membro do Clube de Jornalistas), Cesário Borga (Clube de Jornalistas), Elisabete Caramelo (diretora de comunicação da Fundação Gulbenkian), Fernando Cascais (docente universitário), Fernando Correia (jornalista e docente universitário), Jorge Leitão Ramos (crítico de cinema e televisão), José Rebelo (docente universitário) e Paulo Martins (membro do Conselho Geral do Sindicato dos Jornalistas e da Comissão da Carteira Profissional de Jornalista).

Gazeta Revelação – Fábio Monteiro (Observador)

Narra a odisseia e drama dos milhares de imigrantes que entram anualmente na Europa através das cidades espanholas autónomas Melilha e Ceuta, na costa norte de África.

Gazeta Imprensa Regional – Soberania do Povo (Águeda)

O jornal Soberania do Povo, fundado em 1879 em Águeda – o semanário mais antigo de Portugal – é uma publicação de informação geral e âmbito regional, com uma linha editorial pautada pela pluralidade de opinião e rigor informativo. A maioria dos assinantes do Soberania do Povo, são do concelho de Águeda, Aveiro, Albergaria-a-Velha, Sever do Vouga, Anadia e Oliveira do Bairro. O jornal tem, igualmente, numerosos leitores nas comunidades portuguesas da diáspora.

Gazeta Multimédia – Catarina Santos (Rádio Renascença)

O drama de milhares de migrantes que todos os dias tentam chegar à Europa, fugidos da Líbia, da Síria ou de outras terras onde há muito nada se espera, é o tema central de “A sul da sorte”, a reportagem premiada. Utilizando diversos registos e meios, Catarina Santos mostra, com rigor e grande sensibilidade, os vários lados de um problema que já ultrapassou as fronteiras de Itália.

Gazeta de Fotografia- António Cotrim (Lusa)

O resgate, por helicóptero, dos corpos do casal polaco, caídos no Cabo da Roca no verão de 2014, foi acompanhado, fotograficamente, pelo veterano repórter da Lusa, António Cotrim. A foto enviada a concurso, considerou o júri, é um bom exemplo de sentido de oportunidade e qualidade de um repórter em serviço.

Gazeta de Imprensa – Manuel Carvalho e Manuel Roberto (Público)

O trabalho premiado, “A Guerra que Portugal quis esquecer”, série de “reportagens históricas” publicadas no Público, resgata do esquecimento o trágico confronto dos militares portugueses com as tropas alemãs, durante a I Grande Guerra, no norte de Moçambique. A recuperação de relatos e reflexões de participantes e estudiosos cruza-se, no próprio local dos acontecimentos, com testemunhos actuais, herdeiros de uma tradição oral que nos reconduz aos acontecimentos de então, dando assim corpo a uma investigação jornalística digna das melhores tradições da nossa imprensa e que hoje, mais do que nunca, importa preservar.

Gazeta de Televisão – Pedro Coelho (SIC)

Transmitida pela SIC, a reportagem “Depois da Fraude”, de Pedro Coelho, é um expressivo e bem documentado trabalho, em duas partes, sobre a herança do BPN, designadamente sobre a gestão pela Parvalorem da carteira de dívidas de 4, 5 mil milhões de euros e dos 300 funcionários do BPN não contratados pelo BIC. Entre 2010, ano em que foi criada, e finais de 2012, a Parvalorem recuperou 53 milhões de euros…As imagens são de autoria do repórter Luís Pinto. Edição de imagem: Ricardo Tenreiro;

Gazeta de Rádio – Mário Galego (Antena Um)

A reportagem de Mário Galego, “Cante da Humanidade”, transmitida pela Antena Um, narra, de forma eloquente e emotiva, apoiada em múltiplos e significativos registos sonoros, a viagem de autocarro e a intervenção, na sede da UNESCO, em Paris, do grupo coral de Serpa, após a consagração do Cante alentejano como património cultural e imaterial da humanidade.

Gazeta de Mérito – Fernando Paulouro Neves

Ao longo de mais de 40 anos, o Jornal do Fundão beneficiou da sua visão jornalística e da escrita depurada e elegante, ao estilo da melhor tradição do jornalismo literário. Fernando Paulouro exerceu a profissão de jornalista com paixão, inteligência e grande rigor deontológico. Diretor do Jornal do Fundão até final de 2012 e autor de vários livros e do blog “Notícias do bloqueio”, Fernando Paulouro Neves é uma referência do jornalismo português.

[Notícia corrigida em 9 de Julho em consequência de nova informação divulgada pelo Clube de Jornalistas: “O Júri dos Prémios Gazeta deliberou anular a decisão inicial relativa ao Gazeta Revelação após confirmação da Comissão da Carteira Profissional de Jornalista de que a autora do trabalho vencedor não respeitava um dos requisitos do regulamento, designadamente o de não possuir título profissional há menos de dois anos. Lamentando o ocorrido e compreendendo a boa-fé da concorrente, ciente de que a idade inferior a 30 anos era o único requisito, o Júri deliberou atribuir o Gazeta Revelação a Fábio Monteiro.”]

Partilhe