Prémio Visão de Fotojornalismo quer descobrir novos talentos

A revista “Visão” está a organizar a quarta edição do Prémio Visão Fotojornalismo 2003, cujo objectivo é fomentar a qualidade do fotojornalismo nacional e contribuir para a descoberta de novos talentos. Os interessados podem apresentar trabalhos até 30 de Janeiro.

A exemplo do que sucedeu em 2002, em que a iniciativa contou com a participação de 154 fotógrafos e cerca de três mil imagens, a “Visão” convida os fotojornalistas portugueses e estrangeiros residentes em Portugal a candidatarem-se ao prémio com fotografias de imprensa tiradas durante o ano de 2003.

Os concorrentes podem candidatar-se com fotografias singulares e reportagens fotográficas nas categorias de Reportagem (série de fotografias sobre um tema, mínimo de seis e máximo de oito), Vida Quotidiana (momentos do dia-a-dia), Notícias (acontecimentos planeados e imprevistos), Retrato (pessoas em geral e figuras públicas), Desporto (acontecimentos e movimentos), Espectáculo (ribalta e bastidores) e Natureza (paisagem e vida selvagem).

As fotos, apresentadas sob anonimato, são escolhidas por um júri constituído por personalidades estrangeiras ligadas ao mundo do fotojornalismo, este ano presidido por Sebastião Salgado.

O Grande Prémio Visão Fotojornalismo atribui dois mil e quinhentos euros ao vencedor de cada categoria e os trabalhos galardoados com o primeiro prémio ou com menções honrosas serão exibidos no Centro Cultural de Belém em 2004, em simultâneo com a exposição World Press Photo, estando ainda garantida a publicação em livro dos melhores trabalhos apresentados a concurso.

Partilhe