Prémio Literário Orlando Gonçalves para Ricardo Rodrigues

O jornalista Ricardo Rodrigues recebeu, a 7 de Outubro, no auditório da Biblioteca Municipal Fernando Piteira Santos, na Amadora, o Prémio Literário Orlando Gonçalves pela reportagem “A Guerra do Senhor António”, publicada na revista “Notícias Magazine” de 14 de Junho de 2009.

O júri, constituído por Ana Goulart (Sindicato dos Jornalistas), Leonor Xavier (Sociedade Portuguesa de Autores) e Rogério Rodrigues (Câmara Municipal da Amadora) atribuiu o galardão, no valor de 5.000 euros, por unanimidade, destacando a qualidade e a dimensão humanista do texto.

Em particular, o júri apreciou a capacidade do jornalista de 34 anos para “transmitir aos leitores emoções, expectativas, inquietações” ao revelar “o extraordinário percurso do protagonista da história, a sua capacidade de resistência à exclusão social, matéria-prima para uma reportagem de vida que o jornalista trabalhou com talento e cumplicidade”.

“A Guerra do Senhor António” conta a história de um homem cego há 12 anos por causa de um acidente de trabalho, tendo Ricardo Rodrigues acompanhado o protagonista durante dois meses e assistido à sua operação de transplante da córnea.

Dada a qualidade dos trabalhos a concurso, os membros do júri decidiram, pela primeira vez na história do Prémio, atribuir duas menções honrosas: uma a Carla Amaro, pela reportagem “Música para os manter na escola”, publicada igualmente na “Notícias Magazine”, e outra a Susana Marques, pelo texto “Brancas são as madrugadas: de olhos abertos com Isabel Meirelles”, publicado na revista “Colóquio/Letras” de Maio de 2010.

Partilhe