Prémio internacional para mulheres fotojornalistas

A Associação das Mulheres Jornalistas de França, a Cannon e a Images France organizam este ano, pela terceira vez, o prémio AFJ/Cannon da mulher fotojornalista, cujo objectivo é atribuir uma bolsa de oito mil euros, para a realização de um projecto de reportagem.

O prémio está aberto a candidaturas de mulheres fotojornalistas profissionais de todo o mundo, sem exclusão de idade ou de nacionalidade.

A vencedora será escolhida por um júri composto por profissionais de Imprensa e de fotografia e membros da Association des Femmes Journalistes (AFJ). Cada candidata deve apresentar um projecto de reportagem e um «portfolio» do seu trabalho. Os critérios de escolha serão a qualidade do trabalho fotográfico e a pertinência do tema escolhido.

O prazo para a apresentação de projectos termina a 30 de Abril e a entrega do prémio terá lugar a 5 de Setembro, no festival Images Evidences (Festival Visa pour l’Image), na cidade francesa de Perpignan. O projecto premiado deverá ser concretizado no prazo de um ano e será apresentado na edição de 2004 daquele festival, que está associado à organização deste prémio.

Nas edições anteriores, este prémio foi atribuído a Magali Delporte, do “The Times” (2001), e à «freelance» inglesa Sophia Evans (2002).

A Associação das Mulheres Jornalistas existe desde 1983 e o seu objectivo é promover a posição e a imagem das mulheres nos média.

Partilhe