Prémio Gazeta de Mérito para Adelino Gomes

O Prémio Gazeta de Mérito foi atribuído ao jornalista Adelino Gomes, que ao longo da uma carreira de quatro décadas e meia exerceu a profissão, a diversos níveis de responsabilidade, na rádio (RCP, Renascença, RDP, Antena 1), na televisão (RTP) e na imprensa (“Público”). Os restantes Prémios Gazeta 2010 foram atribuídos a jornalistas ao serviço da SIC, “Diário de Notícias”, “Público”, TSF e “jornal i”.

Adelino Gomes, actualmente dedicado à vida académica, revelou-se essencialmente como repórter, tendo o seu nome indelevelmente ligado à cobertura de acontecimentos como o 25 de Abril de 1974, o 11 de Março de 1975 e a guerra civil em Timor (na televisão), mas também a programas como o PBX ou o Página 1 (na rádio).

O Prémio Gazeta de Imprensa foi atribuído a Sofia Lorena (“Público”), pelo conjunto de reportagens sobre o Iraque, ilustradas com as imagens do repórter fotográfico Nuno Ferreira Santos.

O Prémio Gazeta de Rádio foi atribuído a Carlos Júlio (TSF), pela sua reportagem “A terra a quem a trabalha”, um trabalho baseado em depoimentos de protagonistas de – sublinha o autor – “um tempo ainda hoje muito polémico na sociedade portuguesa” – a Reforma Agrária.

O Prémio Gazeta de Televisão foi atribuído a Ana Sofia Fonseca pela reportagem emitida na SIC “O meu nome é Portugal”, que conta a história de uma criança moçambicana trazida para Portugal como “mascote” por soldados portugueses regressados da guerra colonial. As imagens são da autoria do repórter Paulo Cepa e a edição de imagem é de Luís Gonçalves.

O Prémio Gazeta de Fotografia foi atribuído a Rodrigo Cabrita (“Diário de Notícias”), pela foto “Amor e sofrimento na hora do Adeus”, captada na vigília que precedeu o funeral de José Saramago.

O Prémio Gazeta Revelação foi atribuído a Clara Silva (“jornal i”), louvada pelo júri pela “maturidade da escrita, pelo precoce domínio das técnicas jornalísticas e pela versatilidade” demonstrada no tratamento de temáticas tão diferentes como os perfis humanos presentes em “Amor e uma autocaravana” ou a viagem surpreendente ao mundo de onde emerge “Ketamina, a nova droga”.

A Direcção do Clube de Jornalistas atribuiu o Prémio Gazeta de Imprensa Regional ao Semanário “Região de Leiria”, fundado em 1935.

O Prémio Gazeta Multimédia não foi atribuído por ausência de trabalhos a concurso.

O Júri desta edição dos Prémios Gazeta foi integrado por: Eugénio Alves (CJ), Daniel Ricardo (CJ), Elizabete Caramelo (docente universitária), Eva Henningsen (Associação de Imprensa Estrangeira em Portugal), Fernando Cascais (docente universitário), Fernanda Bizarro (free-lancer), Fernando Correia (jornalista e docente universitário), Jorge Leitão Ramos (crítico de cinema e televisão), José Rebelo (docente universitário) e José Manuel Paquete de Oliveira (sociólogo e docente universitário).

Partilhe