Prémio Editorial Sociedade da Informação para Helena de Sousa Freitas

Um extenso dossier com peças sobre e-books valeu à jornalista Helena de Sousa Freitas (agência Lusa) o Prémio Editorial Sociedade da Informação, entregue pela Associação para a Promoção e Desenvolvimento da Sociedade da Informação (APDSI) na noite de 17 de Janeiro, numa cerimónia realizada no Hotel Sheraton, em Lisboa.

O júri – presidido por um elemento da APDSI e composto por representantes da Oracle Portugal, do Sindicato dos Jornalistas, do Governo, de uma escola de jornalismo e do sector empresarial – avaliou os trabalhos a concurso em função da “inovação, criatividade e descoberta na abordagem do tema”, do “grau de profundidade da investigação jornalística” e do contributo do trabalho para “a visibilidade e aplicabilidade dos benefícios da Sociedade da Informação”.

As dez peças que compõem o trabalho vencedor deste prémio, no valor de três mil euros, foram difundidas pela Lusa entre 19 e 29 de Novembro de 2009.

Nascida em Lisboa em 1976, Helena de Sousa Freitas exerce a actividade profissional na Lusa desde 1998, sendo ainda autora dos livros “Jornalismo e Literatura: Inimigos ou Amantes?” (2002) e “Sigilo Profissional em Risco” (2006).

Na mesma sessão foram igualmente premiados Zeinal Bava, presidente executivo da Portugal Telecom, com o Prémio Personalidade da Sociedade da Informação 2010, e, a título póstumo, Luís Ribeiro.

O ex-jornalista de economia na RTP, presidente do “Público” e membro do conselho de administração de várias empresas do grupo PT falecido em 2007 foi distinguido com o prémio “Homenagem a Uma Vida”, por ter sido um “agente activo das grandes mudanças operadas em Portugal no domínio da Sociedade da Informação”.

Os prémios APDSI contam com o patrocínio da Oracle e com o apoio do semanário “Expresso”, tendo por objectivo realçar a acção daqueles que mais contribuíram para a prossecução dos objectivos da associação, nomeadamente a promoção e dinamização de projectos de relevância pública no âmbito da Sociedade da Informação em Portugal.

Partilhe