“Porto Naçom de Falares”, de Alfredo Mendes

Mais de 1700 vocábulos típicos dos habitantes do Porto estão reunidos no livro “Porto Naçom de Falares”, da autoria do jornalista Alfredo Mendes e publicado pela Âncora Editora.

Segundo o escritor e investigador Hélder Pacheco, que assina o prefácio, o livro de Alfredo Mendes é habitado por falares bairristas e, nalguns casos, regionais, que representam “a essência da identidade, a personificação da diversidade, a riqueza lexical e a própria estrutura sintáctica da língua portuguesa”.

Os linguajares recolhidos neste trabalho “pressupõem, antes do mais, memória. E, depois, informação obtida a partir das fontes onde se acomodam as variedades locais de um idioma: ouvindo as bibliotecas vivas com mais de oitenta anos ou perscrutando os escritores oito e novecentistas que, no seu tempo, registaram alguns dos termos constantes deste inventário”, ainda de acordo com o prefaciador.

A obra de Alfredo Mendes, jornalista desde 1972, inclui igualmente um subcapítulo com algumas bem conhecidas expressões e locais da cidade do Porto, e uma dezena de histórias testemunhadas pelo próprio, onde a espontaneidade do tipicismo fala mais alto.

Partilhe