Porto acolhe “O 11 de Setembro na Imprensa Mundial”

As edições de meia centena de jornais dos dias 12 e 13 de Setembro de 2001, bem como as capas de várias revistas internacionais e algumas evocações feitas pela imprensa mundial em 2005 acerca dos atentados de 11 de Setembro de 2001, estão patentes até 30 de Setembro nos pisos 1 e restauração do ViaCatarina Shopping, na baixa do Porto.

A iniciativa é da responsabilidade do Museu Nacional da Imprensa e visa assinalar os cinco anos da data, revelando ainda a dimensão estética da informação e permitindo a comparação dos modelos gráficos escolhidos pela imprensa mundial aquando do ataque ao World Trade Center e ao Pentágono.

Segundo comunicado do Museu Nacional da Imprensa, “os principais jornais do mundo primaram por edições especiais enchendo por vezes a capa e a contra-capa com a mesma imagem. As palavras Ataque, Terror, Guerra, Assalto, Crise e Apocalipse foram acompanhadas de fotografias terrificamente espectaculares”, sendo que “em termos gráficos os mais influentes jornais europeus foram mais inovadores que os principais jornais americanos”.

Partilhe