Polícia haitiana executa jornalista de rádio

O jornalista de rádio Abdias Jean foi executado por agentes da polícia do Haiti durante um raide ao bairro Village de Dieu, em Port-au-Prince, no dia 14 de Janeiro, garantem testemunhas oculares e o Comité para a Protecção dos Direitos do Povo Haitiano.

A polícia reconheceu que a troca de tiros no decorrer da intervenção provocou a morte a “vários bandidos” e, recusando a confirmar ou a desmentir a execução do jornalista, aconselhou quem tiver queixas a apresentar o caso em tribunal.

As autoridades explicaram que o raide visou desmembrar grupos armados que desde Setembro já provocaram a morte de duzentas pessoas, devido a guerras de gangues e confrontos entre apoiantes e opositores do ex-presidente Jean-Bertrand Aristide.

De acordo com os relatos de várias testemunhas, a polícia terá executado primeiro três jovens, um acto presenciado por Abdias Jean, que depois terá sido agredido e, em seguida, morto a tiro, apesar de se ter identificado como jornalista.

Na semana passada, o representante especial das Nações Unidas no Haiti, Juan Gabriel Valdes, revelou-se preocupado com notícias de que a polícia haitiana seria responsável por repetidos abusos aos direitos humanos.

Partilhe