Polícia do Zimbabué investiga empresa noticiosa

A empresa de produção de notícias Voice of the People (VOP) viu as suas instalações em Harare, capital do Zimbabué, serem alvo de uma rusga policial a 15 de Dezembro. As autoridades confiscaram equipamento e documentos e detiveram três trabalhadores para interrogatório.

Os funcionários da VOP naquele país africano produzem programas sobre diversos temas comunitários e políticos, os quais são depois transmitidos por onda curta a partir do estrangeiro, sendo que recentemente deixaram de poder ser ouvidos no Zimbabué devido a interferências que afectam ao sinal da estação.

Segundo fontes locais do Comité para a Protecção dos Jornalistas (CPJ), a polícia checou às instalações da VOP com mandados de busca para equipamento transmissor e, quando descobriu que tal não existia no local, saiu e voltou com um mandado diferente, que lhe permitia confiscar computadores, equipamentos e ficheiros.

Os jornalistas detidos pela polícia foram Maria Nyanyiwa, Nyasha Bosha e Kundai Mugwanda, não se sabendo se vão ser alvo de qualquer acusação.

Partilhe