Plenário de jornalistas na Lusa

O Sindicato dos Jornalistas (SJ) convocou para dia 23, às 14 horas, um plenário de jornalistas na Agência Lusa para dar conta dos resultados da reunião de conciliação que amanhã se realiza, no Ministério do Trabalho, entre representantes da estrutura sindical e da Administração da empresa.

Em comunicado hoje divulgado, e que a seguir se transcreve na íntegra, o SJ recorda que requereu a conciliação, nos termos da Lei, por não ter recebido uma resposta formal da empresa à sua proposta de aumentos salariais.

Comunicado do Sindicato dos Jornalistas

O Sindicato dos Jornalistas (SJ), não tendo recebido uma resposta formal da empresa à sua proposta de aumentos salariais, requereu a conciliação, nos termos da Lei.

O Ministério do Trabalho convocou para dia 8 de Setembro passado a primeira reunião de conciliação.

O SJ assinalou que, a pedido da empresa na única reunião efectuada, apresentou por escrito um reforço da fundamentação da sua proposta salarial. No entanto, apesar de instada a empresa não deu resposta.

O representante da Lusa disse que as reuniões decorrem normalmente com grande informalidade e que a administração da empresa não estava disponível para dar aumentos porque os trabalhadores tiveram no ano passado um aumento de 2,5% quando a inflação foi negativa e porque a difícil situação financeira da comunicação social se reflecte na Lusa.

O SJ afirmou que é difícil invocar a informalidade quando a empresa pediu o envio de nova proposta escrita – logo formal – com mais fundamentação. Estranhou que nos anos anteriores, em que houve sucessivas perdas de poder de compra, a empresa nunca tenha admitido ter em conta o passado e apenas o queira fazer no ano de aumento do poder de compra.

O Sindicato salientou que o Orçamento para 2010 da Lusa, comparando com as contas de 2009, contempla um aumento de 7,7% nos custos com pessoal.

O representante da Lusa alegou que com a aplicação do Acordo de Empresa houve aumentos entre menos de 1% até quase 30%.

O SJ sublinhou que grande parte dos jornalistas não recebeu qualquer aumento por efeitos do AE e que este contempla a alteração de um conjunto de condições de trabalho no sentido que a administração da Lusa pretendia, o que não pode deixar de ser contabilizado, mesmo em termos de custos.

Seguidamente, o representante do Ministério do Trabalho reuniu-se separadamente com as duas partes.

O SJ aceitou reduzir a sua proposta de aumentos para metade, isto é, de 3% para 1,5%.

No reinício da reunião com as partes, o Ministério apresentou uma proposta de conciliação de 1% de aumento salarial, idêntico ao que foi feito noutras empresas de capitais públicos, como a Caixa Geral de Depósitos.

A segunda reunião de conciliação realiza-se quarta-feira, dia 22, para saber a resposta da empresa à proposta do Ministério.

Para informação sobre a segunda reunião e análise dos resultados, realiza-se na quinta-feira, 23 de Setembro, às 14H00, um Plenário de Jornalistas.

A Direcção

Lisboa, 21 Setembro 2010

Partilhe