Petição em defesa do Museu da Rádio

Entre 14 de Maio e 20 de Junho, 115 cidadãos assinaram uma petição dinamizada pelo sítio www.aminharadio.com contra a anunciada transferência das peças que estão no Museu da Rádio para o Museu das Comunicações, pois tal poderá implicar a exclusão de grande parte do património do museu.

A petição, que será enviada à Administração da RTP, pretende evitar que as peças que não tenham lugar no Museu das Comunicações sejam vendidas para sucata, e sugere alternativas à falta de espaço para exposição ou armazenamento do material.

Para os subscritores da petição, os objectos em excesso poderiam ser “expostos nos vários centros regionais da RTP, criando-se pequenos museus onde poderiam ser vistos por muitos que não se podem deslocar à capital”.

Inaugurado em 1992, o Museu da Rádio está actualmente alojado num palacete do século XVIII na Rua do Quelhas, em Lisboa, e reúne cerca de cinco mil peças, entre receptores, equipamentos de registo sonoro, de emissão, suportes de gravação e microfones, além de um núcleo documental composto por monografias, publicações periódicas e fotos, entre outros materiais de consulta.

Partilhe