Parlamento italiano discute precariedade no jornalismo

Aproveitando o facto de o parlamento italiano discutir, a 26 de Novembro, o código do trabalho e a precariedade no jornalismo, a Federação Europeia de Jornalistas (FEJ) relembrou a necessidade de abordar nesse âmbito o caso da estação televisiva La7, que anunciou em Setembro que pretendia despedir 25 dos 88 jornalistas que emprega.

A organização considera que a concretizar-se a acção de despedimento na empresa detida pela Telecom Italia Media “o pluralismo e a qualidade dos média em Itália ficará seriamente ameaçada”, dado que a La7 é a terceira maior rede do país e é vista como o canal mais imparcial e independente num cenário audiovisual altamente politizado.

À frente da La7 estão o grupo Mediaset, da família Berlusconi, e a RAI, emissora pública que actualmente é também controlada, ainda que indirectamente, pelo presidente do conselho, Silvio Berlusconi.

Além da questão da La7, a FEJ e a Federação Nacional da Imprensa Italiana (FNSI) instaram o parlamento transalpino a abordar também a necessidade urgente de um novo acordo colectivo para a classe.

Partilhe