O Prémio Daphne Caruana Galizia para o Jornalismo recompensa anualmente o jornalismo de excelência, que promova ou defenda os princípios fundamentais da União Europeia, como a dignidade humana, a liberdade, a democracia, a igualdade, o Estado de direito e os direitos humanos.
O Prémio está aberto a jornalistas profissionais e a equipas de jornalistas profissionais de qualquer nacionalidade, que podem apresentar artigos de fundo que tenham sido publicados ou difundidos em meios de comunicação social sediados num dos 27 Estados-Membros. O objetivo é apoiar e realçar a importância do jornalismo profissional na salvaguarda da dignidade humana, da liberdade, da democracia, da igualdade, do Estado de direito e dos direitos humanos.
A candidatura vencedora será selecionada por um júri independente composto por representantes da imprensa e da sociedade civil dos 27 Estados-Membros, bem como das principais associações europeias de jornalismo. A cerimónia de entrega do Prémio realiza-se todos os anos por volta de 16 de outubro, dia em que Daphne Caruana Galizia foi assassinada.
O Prémio tem uma recompensa monetária de 20 mil euros, que visa demonstrar a importância do jornalismo de investigação e de uma imprensa livre.
Os jornalistas podem apresentar o(s) seu(s) artigo(s) online em https://daphnejournalismprize.eu/ até às 23h do dia 31 de julho, hora de Portugal (24h do dia 31 de julho, hora da Europa Central).