Parecer sobre reportagem “Células de Esperança”

Parecer do Conselho Deontológico do Sindicato dos Jornalistas sobre a queixa apresentada pelo médico oncologista João Paulo Fernandes, a propósito da reportagem “Células da Esperança” , da autoria da jornalista Alexandra Borges, emitida na TVI – Grande Reportagem em 24 de Junho, pelas 20H00, e do debate na TVI 24, em 25 de Junho de 2013, pelas 23H00.

O Conselho Deontológico do Sindicato dos Jornalistas, não se imiscuindo na matéria científica em causa na reportagem “Células da Esperança” (emitida pela TVI em 24 de Junho e debatida a 25 de Junho de 2013), após a análise da queixa e os respetivos vídeos, considerou que a jornalista agiu de acordo com o interesse público e o objectivo de proporcionar maior conhecimento aos cidadãos. No entanto, pela parcialidade revelada e tom impositivo tornou redutora a possibilidade de opinião divergente.

O cerne da reportagem consisitia na possibilidade de tratamento com células dendrítidas, ou imunoterapia celular, numa clínica alemã – o elemento novo – motivo pelo qual esse tratamento de imunoterapia se sobrepunha, no trabalho noticioso, ao que é já convencional e conhecido, ou seja à quimioterapia.

O Conselho Deontológico do Sindicato dos Jornalistas considera que a reportagem tem interesse público ao ter dado a conhecer a um audidório mais alargado este tratamento, as suas potencialidades e custos. Mas considera que houve desiquilíbrio quer quanto às partes com interesses atendíveis neste processo quer quanto à possibilidade de expressão por partes das diferentes sensibilidades participantes.

O Conselho Deontológico
Lisboa, 30 de Janeiro de 2014

Partilhe