Obama autoriza ocultação de fotos de tortura

O presidente norte-americano Barack Obama assinou esta quinta-feira legislação que impede a divulgação de fotografias que retratam abusos de detidos sob custódia dos EUA, caso o Departamento de Defesa assim o entenda.

Com esta nova lei, a longa batalha que associações de defesa das liberdades civis tinham vindo a travar pela revelação de novas provas de abusos de tropas norte-americanas sobre detidos fica sem efeito.

“Estamos desapontados que o presidente tenha assinado uma lei que dá ao Departamento de Defesa a autoridade de esconder provas da sua própria conduta errada, e esperamos que o secretário da Defesa não se aproveite dessa autoridade impedindo a revelação de fotografias relacionadas com o abuso de prisioneiros”, afirmou Jameel Jaffer, director do projecto de segurança nacional da ACLU.

O mesmo responsável instou por isso o secretário da Defesa, Robert Gates, a “guiar-se pela importância da transparência para o processo democrático, a extraordinária importância destas fotos para o debate em curso sobre o tratamento dos prisioneiros e a possibilidade de que a ocultação destas fotos seja mais prejudicial à segurança nacional do que a sua revelação”.

Partilhe