A adaptação para a Região Autónoma dos Açores de boa parte da legislação actualmente em vigor para o sector é um dos objectivos da primeira Direcção Regional dos Açores do Sindicato dos Jornalistas, que tomou posse a 16 de Maio.
LISTA A
«DEFENDER A PROFISSÃO, REAFIRMAR A DIGNIDADE»
PROGRAMA DE ACÇÃO
1 – Iniciar a actividade regular de contacto com os jornalistas do arquipélago, até aqui sem qualquer representação local.
2 – Providenciar esforços no sentido de fazer com que o poder político adapte à região boa parte da legislação actualmente em vigor para o sector.
3 – Dar continuidade à realização das Jornadas de Jornalismo do Atlântico, interrompidas quando a sua organização era da responsabilidade dos jornalistas dos Açores.
4 – Realização de colóquios e seminários que permitam aos jornalistas do arquipélago debater os problemas que actualmente enfrentam.
5 – Realizar um conjunto de estudos que permitam ficar a conhecer a realidade laboral nos órgãos de comunicação social do arquipélago.
6 – Promover as iniciativas julgadas oportunas de forma a reafirmar a dignidade profissional dos jornalistas do arquipélago, nomeadamente estudando as formas de combater o exercício ilegal da profissão já que muitos dos jornalistas que actualmente exercem a profissão nos Açores não possuem o respectivo título profissional.