“O Independente” vai apresentar processo de insolvência

A administração do jornal “O Independente” vai apresentar um processo de insolvência por não ter condições nem património suficiente para pagar as compensações devidas pela extinção da relação de trabalho, como afirmou ao Sindicato dos Jornalistas (SJ) em reunião efectuada a 26 de Setembro para analisar a situação decorrente da suspensão da publicação.

O SJ informa, em comunicado, sobre o resultado da reunião com a administração da empresa, reafirmando que “continuará a acompanhar a situação e a prestar todo o apoio possível aos seus representados”.

É o seguinte, na íntegra, o comunicado do SJ:

Situação em “O Independente”

1. Na sequência de um pedido de reunião apresentado pela Direcção do Sindicato dos Jornalistas, com vista ao apuramento da situação laboral dos jornalistas de “O Independente”, cuja publicação se encontra suspensa, e do objectivo de apurar informações que lhe permitam defender os interesses dos seus representados, o SJ encontrou-se na passada terça-feira, dia 26, com a Administração da Empresa.

2. A Administração transmitiu ao SJ a sua intenção de apresentar, dentro de dias, um processo de insolvência, no qual os trabalhadores serão credores, uma vez que a Empresa alega não possuir condições para proceder ao pagamento das compensações devidas pela extinção da relação de trabalho, embora informe que o património que possui não será suficiente para ressarcir tais direitos.

3. No âmbito das suas atribuições, o Sindicato dos Jornalistas continuará a acompanhar a situação e a prestar todo o apoio possível aos seus representados, na convicção de que fará o melhor pela defesa dos seus direitos e interesses.

Lisboa, 28 de Setembro de 2006

A Direcção

Partilhe