NY Times Co anuncia 500 despedimentos

O grupo New York Times Co anunciou a 20 de Setembro a decisão de cortar 500 postos de trabalho – que equivalem a quatro por cento da sua força laboral – a partir de Outubro, como forma de reduzir custos e prosseguir a política iniciada nos primeiros meses deste ano com 200 despedimentos.

Deste meio milhar de rescisões a realizar durante os próximos seis a nove meses, 250 ocorrerão no The New York Times Media Group, tendo sido especificado que 45 serão na redacção do “New York Times”.

No New England Media Group serão efectuados cerca de 160 despedimentos, dos quais 25 na redacção do “Boston Globe”, estando ainda previstos mais 80 cortes em jornais regionais e emissoras afectas ao New York Times Co noutros pontos do país.

Em comunicado interno, o dono, Arthur Sulzberger Jr., e a CEO Janet Robinson classificaram estas medidas de “prudentes” face aos “contínuos desafios financeiros” e às “perspectivas negativas para o resto do ano”, prometendo que os despedimentos serão negociados com os sindicatos e vão observar as obrigações contratuais, sempre de forma a que não seja colocada em causa a qualidade dos jornais do grupo.

Este anúncio seguiu-se a um outro similar do grupo Philadelphia Newspapers, que pretende acabar com 100 postos de trabalho através de buyouts.

Partilhe