NOVOS DESPEDIMENTOS NO GRUPO MEDIA CAPITAL

O despedimento, pela Media Capital, de sete dos nove jornalistas da revista «Valor», entretanto encerrada, levou o SJ a denunciar as condições propostas para rescisão dos contratos de trabalho, inferiores ao que aufeririam por despedimento colectivo, exortando aquele grupo empresarial a pôr em prática, neste caso, o seu discurso sobre sinergias.

1. O grupo Media Capital acaba de encerrar a revista «Valor» e determinar o despedimento de sete dos seus nove jornalistas.

2. Nesta ofensiva, o grupo comprometeu-se a integrar apenas dois jornalistas na revista «Fortunas e Negócios», mas não deu garantias formais relativamente a direitos adquiridos, designadamente por força da antiguidade.

3. Os restantes sete profissionais têm vindo a ser chamados à Administração, com vista à negociação da rescisão dos respectivos contratos de trabalho.

4. No entanto, o que é apresentado como acordo amigável não passa de um acordo musculado, uma vez que os valores avançados pela empresa são inferiores aos que os jornalistas receberiam em caso de despedimento colectivo.

5. A Media Capital, que tanto defende o discurso do aproveitamento de sinergias, tem agora uma oportunidade de conferir a tais teorias uma prática social consequente, integrando noutras empresas do grupo os jornalistas e outros trabalhadores que pretende despedir.

Partilhe