Nove meses depois, prestamos contas

A Direcção do Sindicato dos Jornalistas tomou posse em Janeiro deste ano. Olhamos agora para trás e fazemos um breve balanço do muito que já foi feito.

Há pouco mais de nove meses tomou posse uma nova direcção do Sindicato dos Jornalistas. Pensamos que é um bom pretexto para olharmos para trás, numa espécie de balanço para estimular a reflexão e sobretudo prestar contas aos nossos associados.

Muito há para fazer, é certo. Muito queremos fazer também. Mas observando o que tem sido feito pensamos poder olhar com confiança para o trabalho já realizado e ter alento para o que virá.

Continuamos, como é nosso dever, empenhados na tarefa que abraçámos a 15 de Janeiro de 2015. O próximo grande passo é a organização do 4º Congresso dos Jornalistas Portugueses.

Durante estes nove meses o SJ emitiu 29 comunicados, sobre temas tão diversos como a exigência de pagamentos das horas extraordinárias nos feriados; a lei da cobertura eleitoral; a greve dos jornalistas do “Jornal de Notícias” e de “O Jogo”; a contestação da publicidade nos coletes distribuídos pela Liga de Futebol; as restrições impostas por autarquias à cobertura jornalística – para dar alguns exemplos.

Temos levado a cabo, e vamos intensificar, uma campanha de angariação de novos associados, fundamentais para alargar a acção do SJ e garantir a sua longa vida. Até agora foram admitidos 46 novos sócios (sem contar com as readmissões) – o que se traduz num aumento em relação a anos anteriores (28 novos associados em 2014; 24 em 2013).

Acções a que se juntam outras actividades, umas que decorrem das tarefas “tradicionais” do Sindicato, outras que quisemos impulsionar, para motivar o debate e a reflexão, entre jornalistas, não deixando de lado a sociedade civil.

ROTEIROS
Encontros informais com jornalistas, os Roteiros pretendem tirar um retrato abrangente das dificuldades do jornalismo real, que possa servir de contributo para o futuro Congresso dos Jornalistas Portugueses.

17 de Fevereiro, Évora, no bar Moi-te
25 de Fevereiro, Leiria no café Porto Artur
24 de Março, Coimbra, no restaurante O Pátio
11 de Junho, Viseu, no Restaurante Jasmim
2 de Agosto, Faro, no café Tertúlia Algarvia

CONVERSAS SEM GRAVATA
As “Conversas Sem Gravata” acontecem uma vez por mês e têm por base um dos compromissos da nova Direcção do SJ: convocar os sócios à reflexão e abrir o sindicato a quem não é sócio e à sociedade em geral.
Em parceria com a TSF, o essencial destes debates é transmitido no dia seguinte depois do noticiário das 21h.

18 de Março, “Segredos”, sede do SJ
15 de Abril, “Liberdades”, Associação Académica de Coimbra
20 de Maio, “Precariedades”, Universidade do Porto
24 de Junho, “Poderes”, sede do SJ
16 de Setembro, “Propostas eleitorais para o sector”, sede do SJ
21 de Outubro, “Negócios, o futuro do jornalismo”, sede do SJ

NEGOCIAÇÃO COLECTIVA
As negociações para um novo contrato para a imprensa decorrem deste o início do ano com a Associação Portuguesa de Imprensa com periodicidade semanal.

Foi assinado em Julho, subscrito por todos os sindicatos, um novo Acordo de Empresa para a RTP que entrou em vigor a 1 de Outubro.
Em Outubro iniciou-se a discussão sobre as carreiras profissionais.

JORNALISTAS FREELANCE / PRECÁRIOS
Em Junho, lançámos um Inquérito online aos jornalistas freelance, com o objectivo de conhecer as dificuldades de quem exerce a profissão em regime livre.
As conclusões foram apresentadas no Encontro Nacional de Jornalistas Freelance e Precários, realizado em 1 de Julho, na sede do Sindicato dos Jornalistas, que juntou dezenas de profissionais.

OUTRAS CONFERÊNCIAS/ENCONTROS/DEBATES
“Pode-se dizer tudo? Vamos tentar discutir tudo” – debate sobre o semanário satírico francês Charlie Hebdo, Fevereiro, Lisboa.

Seminário “A Cobertura Noticiosa da UE: o Caminho a Seguir”, Fevereiro, Parlamento Europeu, Bruxelas.

“A liberdade de expressão e o trabalho dos cartoonistas” , Fevereiro, Casa da Imprensa, Lisboa.

Debate com alunos na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, do IPL, Fevereiro, Leiria.

Debate sobre a situação da comunicação social, Março, Universidade Nova de Lisboa Seminário “jornalistas e bombeiros , ameaça de terrorismo” , Março, Lisboa.

Encontro internacional “Terra Justa” , Abril, Fafe.

Seminário “Afirmar e valorizar o trabalho”, Abril, Lisboa.

3.ª Semana da Comunicação Social da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal , Abril, Setúbal.

“A Liberdade de Expressão” Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto, Abril.

Debate “Dar Voz – Impacto dos Media no Retrato do Trabalho Sexual”, Maio, Porto.

Conferência – “Stand Up for Free Expression – Raising our Voice against Intolerance and Racism”, Março, Paris, organização dos sindicatos de jornalistas franceses.

Conferência – Rights and Jobs in Journalism Let’s organise, invest in youth & skills, Maio, Copenhaga, organização da Federação Europeia de Jornalistas

Conferência rights & jobs in journalism: labour rights for journalists , Setembro, Albacete, organização da Federação Europeia de Jornalistas

1º Encontro de Imprensa Regional, Outubro, Famalicão

AUDIÊNCIAS/REUNIÕES
Em 11 de Março, a presidente da Direcção foi ouvida na Comissão para a Ética, a Cidadania e a Comunicação sobre o Projecto-lei nº 506, do Partido Socialista, que “regula a promoção da transparência da propriedade e da gestão das entidades que prosseguem actividades de comunicação social”.

Em Junho, o SJ esteve na Comissão de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias, tendo emitido parecer sobre o Projecto-de Lei nº 530/XII/3 (PSD/CDS/PP), ou seja, a “lei que define os princípios que regem a cobertura jornalística das eleições e referendos nacionais.”

Ainda em Junho, o SJ reuniu-se com o ministro com a tutela da Comunicação Social, Miguel Poiares Maduro.

REUNIÃO COM A LIGA
Liga Portuguesa de Futebol Profissional , Agosto, Porto.

FESTA “ÚLTIMA HORA”
Retomando a velha tradição das festas-convívio entre jornalistas e também para angariar fundos e promover a aproximação ao Sindicato organizámos, em Julho, a festa “Ultima Hora”. Os fundos angariados para o SJ foram bem-vindos.

HOMENAGENS
Janeiro – Homenagem a Georges Wolinski , Museu Nacional de Imprensa, Porto
Abril – Homenagem ao jornalista Fausto Gonçalves , Voz do Operário, Lisboa

BOLSA DE JORNALISMO LITERÁRIO
Desenvolvemos contactos com a Sociedade Portuguesa de Autores para a criação de uma bolsa/prémio de jornalismo literário que será anunciada brevemente.

Partilhe