“Notícias da Amadora” lança colecção Censura 16

O jornal “Notícias da Amadora” põe à disposição do público a edição completa da colecção dos cadernos Censura 16, uma iniciativa editorial que reúne milhares de textos, dos quais 820 peças foram integralmente cortadas pela censura de António Oliveira Salazar e de Marcelo Caetano.

O acervo documental – mais de três mil artigos de opinião, cartas de leitores, crónicas, editoriais, entrevistas, inquéritos, notícias, recensão de livros, reportagens e revista de imprensa -, representa, nas palavras do director do NA, Orlando César, “um importante património para a compreensão do aparelho censório e repressivo da ditadura”, que permite refazer “a história ignorada de muitos acontecimentos”.

Cada número dos 40 cadernos da colecção inclui ainda, para além da “reprodução integral desses textos jornalísticos assinados por um conjunto muito vasto de jornalistas e colaboradores”, um texto de “contextualização da temática tratada e das condições existentes na época”.

Fonte de informação e um instrumento de investigação sobre um período marcante da nossa história recente, a colecção dos cadernos Censura 16 apresenta-se, segundo o NA, como uma ferramenta necessária a quantos compreendem a necessidade de dar a conhecer o passado às novas gerações “para que valorizem a liberdade e os direitos de que hoje dispõem”.

A colecção pode ser adquirida à Regimprensa — cooperativa proprietária do “Notícias da Amadora” — através dos seguintes contactos:

Rua Elias Garcia, 245 – 2º Esq.

2700 – 320 AMADORA

Telefs: 21 498 81 20 * Fax: 21 491 22 36

E-mail: regimpress.na@netcabo.pt

Web: http://www.noticiasdaamadora.com.pt

Partilhe