Negociações em curso na Global Notícias

A Administração da Empresa Global Notícias aceitou negociar com os sindicatos um Acordo de Empresa (AE) para entrar em vigor a partir de 1 de Janeiro de 2005.

As negociações do AE devem estar concluídas até ao final do ano, informa um comunicado do Sindicato dos Jornalistas (SJ) divulgado a 21 de Outubro, dirigido aos jornalistas do grupo.

O SJ considera a abertura negocial agora manifestada pela empresa um “avanço positivo”, mas sublinha que este processo não prejudica “as matérias que constam da agenda imediata de preocupações da estrutura sindical dos jornalistas, como sejam a revisão das avaliações de desempenho no “Jornal de Notícias”, a correcção de injustiças salariais (como a discriminação no “Diário de Notícias” e no “24 Horas”, onde vários jornalistas não tiveram qualquer aumento em 2004), ou deficiências nas condições físicas de trabalho”.

É o seguinte o texto, na íntegra, do comunicado do SJ:

Acordo de Empresa da Global Notícias avança

1. O Sindicato dos Jornalistas e a Administração da Empresa Global Notícias acordaram dar início imediato às negociações com vista à celebração de uma convenção colectiva de trabalho que abranja todos os jornalistas ao serviço das suas publicações.

2. A adesão da Empresa à celebração de um instrumento de regulamentação colectiva próprio foi obtida numa primeira reunião efectuada com o novo presidente da sua Comissão Executiva, no passado dia 29 de Setembro, e confirmada em nova reunião, no dia 13 do corrente.

3. As partes acordaram já nos objectivos de fazer vigorar o referido instrumento a 1 de Janeiro de 2005 e de concluir as negociações até ao final do ano corrente, pelo que, uma nova reunião realizada ontem, foram acertados os procedimentos negociais.

4. Trata-se de um avanço que o SJ considera positivo e no qual deposita as maiores expectativas, cumprindo-lhe saudar a Empresa pela abertura agora manifestada e desejar que a negociação alcance o maior êxito possível.

5. A Direcção do SJ fará acompanhar o processo de negociação com a realização de reuniões nas várias redacções, destinadas à discussão das matérias em apreço e ao esclarecimento dos jornalistas sobre o conteúdo das negociações, ao mesmo tempo que procurará divulgar informações sobre o andamento do processo.

6. O processo negocial não prejudica entretanto as matérias que constam da agenda imediata de preocupações da estrutura sindical dos jornalistas, como sejam a revisão das avaliações de desempenho no “Jornal de Notícias”, a correcção de injustiças salariais (como a discriminação no “Diário de Notícias” e no “24 Horas”, onde vários jornalistas não tiveram qualquer aumento em 2004), ou deficiências nas condições físicas de trabalho.

7. A Direcção do SJ apela à mobilização dos jornalistas em torno do objectivo melhorar as condições contratuais, bem como ao reforço da sua organização sindical na Empresa.

Lisboa, 21 de Outubro de 2004

A Direcção

Partilhe