“Narciso de Cristal” para Maria Augusta Silva

A Liga Portuguesa Contra o Cancro vai distinguir amanhã, dia 12 de Dezembro, a jornalista Maria Augusta Silva com o galardão “Narciso de Cristal – Comunicação Social”, por ser a jornalista que mais se distinguiu no combate à doença oncológica.

O galardão será entregue na sessão “Narcisos de Cristal”, que se realiza às 18h30 na Sociedade de Geografia de Lisboa (Rua das Portas de Santo Antão, 100), destinada a distinguir personalidades de vários domínios – do voluntariado à investigação científica, da actividade clínica ao desporto, passando pela comunicação social.

O narciso é o novo símbolo internacional da luta contra o cancro, que está a substituir progressivamente o conhecido caranguejo das insígnias das primeiras ligas criadas na Europa.

Maria Augusta Silva, nascida em 1947, distinguiu-se, no seu longo e intenso percurso profissional e cívico, na luta contra o cancro, de tal modo que a Liga Portuguesa Contra o Cancro instituiu um prémio de jornalismo com o seu nome – o “Prémio Em Nome da Vida / Maria Augusta Silva”.

Entre as suas contribuições, distinguem-se os inúmeros trabalhos publicados no “Diário de Notícias” e o livro “Em Nome da Vida, Portugal e o Cancro”, cujos direitos de autor Maria Augusta Silva ofereceu à LPCC.

Distinguida em 1996 pelo Centro Regional do Porto do Instituto Português de Oncologia, Maria Augusta Silva foi galardoada, entre outros, com o Prémio Internacional de Jornalismo Rei de Espanha, o Prémio Abel Salazar (duas vezes consecutivas) e Prémio Gazeta de Jornalismo (reportagem escrita).

Partilhe