Naranjo vence V World Press Cartoon

O artista mexicano Naranjo, de 72 anos, venceu o Grande Prémio do V World Press Cartoon, no valor de 20 mil euros, com um cartoon intitulado “In the same ship” e alusivo à crise financeira, anunciou a organização do evento, sediado em Sintra.

Além do prémio principal do certame, o colaborador do jornal “El Universal” conquistou o primeiro prémio na categoria Cartoon Editorial, seguido do holandês Tom Janssen, com “Wall Street”, publicado na revista “Trouw”, e do sérvio Toshow, com “Krisis Ekonomi”, publicado no jornal “Vecerne Novosti”. Foram ainda atribuídas menções honrosas ao norueguês Orjan Jenssen e ao russo Sergei Tunin.

Na categoria de Caricatura a vitória sorriu ao português André Carrilho, com um retrato de “Ahmadinejad”, publicado a 12 de Julho de 2008 no “Diário de Notícias”. Seguiram-se-lhe o espanhol Carbajo, com “Sarkozy”, publicado na revista satírica “El Jueves”, e o brasileiro Baptistão, autor de “Cortazar”, divulgado no jornal “O Estado de São Paulo”. O indiano Shankar e a portuguesa Cristina Sampaio receberam menções honrosas.

O primeiro lugar em Desenho de Humor foi para o cubano Simanca, autor de “Punk Fish”, publicado na revista brasileira “Muito”. O segundo lugar coube ao húngaro Géza Halász, com um trabalho sem título publicado no “Magyar Nemzet”, e o terceiro ao romeno Balaban, por um trabalho sem título inserido no “Luxemburger Wort”. Houve menções honrosas para os ucranianos Olexiy Kokha e Victor Kudin e para BeauDet, do Canadá.

A exposição de trabalhos seleccionados para o World Press Cartoon vai estar patente no Sintra Museu de Arte Moderna Colecção Berardo até 14 de Junho.

Partilhe