Na morte de Oliveira Figueiredo

A Direcção do Sindicato dos Jornalistas recebeu com profundo pesar a notícia da morte de Oliveira Figueiredo, ocorrida a 7 de Junho e devida a doença oncológica.

Mário Manuel d’Oliveira Figueiredo nasceu em Castro Daire, Viseu, em Setembro de 1927. Era sócio (n.º 81) do Sindicato dos Jornalistas desde Abril de 1967 e integrou várias vezes órgãos sociais do Sindicato dos Jornalistas, nomeadamente a Direcção e a Assembleia Geral, à qual presidiu entre 1988 e 1992.

Iniciou a sua carreira jornalística no jornal “Novidades”, a que se seguiu o “Comércio do Porto”, do qual foi correspondente em Madrid e nos Estados Unidos da América. Depois, pertenceu à redacção de “A Capital” e daí passou ao “Diário de Notícias”, redacção onde se reformou, embora mantendo uma colaboração regular sobre enofilia, área em que se tinha especializado no final da sua carreira.

Oliveira Figueiredo foi repórter parlamentar durante um quarto de século e nessa qualidade foi homenageado, em Junho de 1991, pela Assembleia da República, que lhe outorgou a Medalha de Honra. Foi co-fundador da Associação dos Jornalistas Parlamentares, em Julho de 1983.

“Quero morrer a trabalhar”, costumava dizer Oliveira Figueiredo. E foi o que aconteceu, pois no dia 5 de Junho, antevéspera da data da sua morte, estivera na redacção do “DN” a entregar o seu último texto.

Oliveira Figueiredo faleceu na sua casa, em Alfragide, e o funeral realizou-se dia 8 de Junho, da Basílica da Estrela para o cemitério do Alto de S. João, em Lisboa.

A Direcção do Sindicato dos Jornalistas presta homenagem à memória de Oliveira Figueiredo e expressa as mais sentidas condolências à família enlutada.

Partilhe