Na morte de Nuno Teixeira Neves

O Sindicato dos Jornalistas (SJ) tomou conhecimento com profundo pesar do falecimento do jornalista Luís José Nuno Pessanha Teixeira Neves, de 85 anos, ocorrido a 22 de Junho, no Porto.

Nuno Teixeira das Neves nasceu a 3 de Março de 1922 em Mirandela. Licenciado em Histórico-Filosóficas pela Universidade de Coimbra em 1949, não pôde exercer a profissão de professor por imposição política do regime de Salazar. Iniciou a actividade jornalística em 1957 no “Jornal de Notícias” do Porto onde, além de redactor e encarregado de reportagens variadas, foi coordenador do Suplemento Literário durante nove anos. Este Suplemento viria a ser suprimido como represália por Nuno Teixeira das Neves ter sido candidato da Oposição Democrática nas eleições de 1969. Mais tarde, depois do 25 de Abril de 1974 e quando Manuel Ramos foi Director do “Jornal de Notícias”, o Suplemento Literário foi restabelecido com o mesmo coordenador.

Poucos dias depois do 25 de Abril foi criada a secção Ser Cidadão de que foi redactor e que durou até ao ano em que se reformou (Março de 1987).

Em 1966 recebeu o 1.º Prémio Bayer de Jornalismo. No Dia de Portugal de 2004 foi agraciado com o Grau de Comendador da Ordem do Infante Dom Henrique.

Para além do jornalismo, Nuno Teixeira das Neves distinguiu-se também como escritor, tendo publicado os títulos “Por um tempo europeu num espaço português”, “Introdução a um realismo difícil”, “Liberdade da Imprensa e dignificação da palavra”, “A socialização da morte”, “O ajuste de contas ou os neo-realistas cara-a-cara seguido de Jonas encarcerado”, “Por um Príncipe com orelhas de burro”, “Os disfarces de Orfeu” e “O falso testemunho”.

Era sócio do SJ desde 1958.

O funeral realiza-se amanhã, sábado, pelas 14.30 horas, saindo da Igreja do Bonfim – Porto, para o cemitério do Prado do Repouso.

A Direcção do SJ apresenta as mais sentidas condolências aos familiares e amigos do camarada de profissão agora desaparecido.

Partilhe