Na morte de Maria Luísa Antunes Gonçalves

O Sindicato dos Jornalistas (SJ) tomou conhecimento com profundo pesar do falecimento de Maria Luísa Antunes Gonçalves, colaboradora do “Notícias da Amadora”, ocorrido a 21 de Janeiro no Hospital Fernando Fonseca, devido a doença cancerígena.

Viúva e companheira de Orlando Gonçalves, Maria Luísa Gonçalves fez parte da equipa do “Notícias da Amadora” desde 1963, onde foi revisora de imprensa e colaboradora do jornal. Era mãe de Orlando César, actual director do Notícias da Amadora.

Maria Luísa Gonçalves trabalhou e escreveu para o “Notícias da Amadora” e enfrentou, acompanhada por jornalistas, colaboradores e demais amigos, o desafio de editar o jornal, quando Orlando Gonçalves foi preso pela PIDE nas vésperas do 25 de Abril de 1974.

Nascida em 8 de Novembro de 1926, Maria Luísa Gonçalves foi toda a vida uma lutadora pelos ideais democráticos e pela conquista da liberdade. Publicou quatro livros de poemas: «A Razão de Recordar», «Viver da Gente», «Não Matem o Sonho» e «Sangue é Vermelho e Vida», este último editado este ano. Publicou também o livro de contos «Sou como Sou».

O corpo encontra-se em câmara ardente na casa mortuária da igreja matriz da Amadora. O funeral realiza-se amanhã, 23 de Janeiro, às 16 horas, para o cemitério dos Olivais, onde às 17 horas e 30 minutos decorrerá a cerimónia fúnebre e será cremada.

A Direcção do SJ apresenta as mais sentidas condolências aos familiares e amigos da lutadora pela liberdade de imprensa agora desaparecida.

Partilhe