Na morte de Luís Suárez

Morreu hoje, 31 de Maio, num hospital da Cidade do México, vítima de um tumor no cólon, uma das mais notáveis figuras do jornalismo ibero-americano, Luís Suárez, presidente da Federação Latino-Americana de Jornalistas (FELAP), da qual foi fundador em 1976 e secretário-geral durante dez anos.

Luís Suárez combateu na Guerra Civil de Espanha, tendo alcançado a patente de capitão no Exército Republicano, e foi forçado ao exílio, após a vitória das tropas falangistas. Chegou ao México em 1939, após quatro meses num campo de refugiados no sul de França, e logo nesse ano começou a trabalhar como jornalista, actividade que manteve até ao dia da sua morte.

Actor da Guerra Civil de Espanha e testemunha da história, Luís Suárez sempre quis ser «jornalista ao serviço de causas justas e humanas». Assim o afirmou na última grande entrevista que concedeu, precisamente a uma publicação portuguesa –”Jornalismo e Jornalistas”, que esta semana chega às bancas.

Colunista e colaborador durante 20 anos (1982-2002) de um dos mais importantes jornais mexicanos, o “Excelsior”, manteve também durante 17 anos o programa televisivo “Luís Suárez en el Once”, no Canal 11, e durante cinco o programa “Opinion: Luís Suárez desde Cuernavaca”.

Luís Suárez cobriu como repórter numerosos conflitos na América Latina e noutras regiões do globo, como Vietname e Afeganistão, e entrevistou importantes personalidades políticas como Che Guevara, Fidel Castro, Indira Ghandi, general Juan José Torres, Pham Vang Dong, Dolores Ibarruri, Santiago Carrillo, Willy Brand, Giscard D’Éstaing, Álvaro Cunhal e José Saramago.

Na última viagem à Europa, em Outubro do ano passado, visitou o Sindicato dos Jornalistas, tendo sido homenageado, nessa altura, pela Direcção do SJ.

O corpo de Luiz Suárez será cremado na segunda-feira no Panteón Español, da Cidade do México. As cinzas serão depois depositadas no jardim de sua casa de Cuernavaca, no mesmo local que recebera já as da mulher, Pepita.

Partilhe