Na morte de João Soares Louro

O Sindicato dos Jornalistas (SJ) tomou conhecimento com profundo pesar do falecimento do antigo presidente da RTP João Soares Louro, de 74 anos, ocorrido na manhã de 26 de Março no Hospital de Santa Maria, em Lisboa, vítima de doença prolongada.

Considerado um dos principais dinamizadores da RTP no período pós-25 de Abril, João Soares Louro exerceu o cargo de presidente entre 1978 e 1980 e foi durante o seu mandato que a estação integrou o Conselho de Administração da União Europeia de Radiodifusão, fez a primeira emissão a cores, se mudou para a Avenida 5 de Outubro e lançou a ideia de dar completa autonomia à RTP2, para que ela concorresse com o primeiro canal.

Além da RTP, João Soares Louro passou pela presidência da RDP, foi administrador não executivo da Parque Expo e subsecretário de Estado da Comunicação Social do I Governo Constitucional.

O corpo de João Soares Louro estará em câmara ardente numa das capelas do Mosteiro dos Jerónimos a partir das 17 horas de hoje. O funeral realiza-se amanhã, 27 de Março, às 16 horas, seguindo para o cemitério dos Olivais, onde o corpo será cremado.

A Direcção do SJ apresenta as mais sentidas condolências aos familiares e amigos do profissional da comunicação agora desaparecido.

Partilhe