Na morte de Fernando Brederode Santos

O Sindicato dos Jornalistas (SJ) tomou conhecimento com profundo pesar do falecimento do jornalista Fernando Brederode Santos, ocorrido a 14 de Outubro de 2004.

Fernando Brederode Santos morreu esta madrugada, vítima de cancro, no Hospital de Santa Maria, onde se encontrava internado.

Nascido em 1940, Fernando António Brederode Rodrigues dos Santos iniciou-se na profissão no “República”, tendo passado depois por diversos órgãos de Imprensa, entre os quais se contam o “Primeiro de Janeiro”, “Século Ilustrado”, “Jornal do Comércio”, “Diário de Lisboa”, ANOP e Lusa. Era o sócio n.º 98 do SJ.

Preso pela PIDE em Dezembro de 1967, por actividades políticas contra a ditadura, foi condenado a 4 anos e seis meses de prisão, com medidas de segurança.

Em 1990, o Clube de Jornalistas distinguiu-o com o Prémio Nacional de Crónica. Em 25 de Abril de 2004, o Presidente da República agraciou-o com o grau de Grande Oficial da Ordem da Liberdade.

O corpo do Fernando Brederode Santos estará a partir do final da tarde de hoje na Casa da Imprensa, em Lisboa, de onde sairá o funeral amanhã, às 10 horas, para o Cemitério dos Prazeres.

A Direcção do SJ apresenta as mais sentidas condolências aos familiares e amigos do camarada de trabalho agora desaparecido.

Partilhe