Na morte de Afonso Praça

Primeiro presidente da Direcção do Sindicato dos Jornalistas após o 25 de Abril, Afonso Praça sucumbiu a prolongado padecimento. Nome referencial de uma geração que lutou pela liberdade e se instituiu como exemplo de devoção aos ideais democráticos, a sua morte deu ensejo a um comunicado de «profundo pesar» da Direcção do SJ.

1. Convicta de interpretar os sentimentos do conjunto dos corpos gerentes, a Direcção do Sindicato dos Jornalistas (SJ) transmite publicamente a expressão de um profundo pesar pela morte do jornalista Afonso Praça.

2. Jornalista irrepetível e homem único, Afonso Praça encontrou sempre na sua extraordinária camaradagem e infinita generosidade um lugar para um dedicado interesse pelos problemas da classe e empenhou-se na causa sindical, tendo sido o primeiro presidente da Direcção do Sindicato dos Jornalistas após o 25 de Abril.

3. Os que trabalham nesta Casa e os que integram a sua Direcção e restantes corpos gerentes, pertencentes à sua geração ou que a ela sucederam, têm por isso o orgulho de representar um colectivo que guarda a memória indelével da sua camaradagem e generosidade.

4. O SJ recorda que o funeral se realiza amanhã, 3 de Maio, pelas 14.30 horas, da Igreja de Nossa Senhora de Fátima para o Cemitério do Alto de S. João.

Partilhe