Museu da Imprensa com 15 exposições de Norte a Sul

Durante o mês de Abril, o Museu Nacional da Imprensa apresenta cinco mostras na sua sede no Porto e um total de dez exposições em locais de Norte a Sul do país, prosseguindo assim com a sua política de descentralização cultural.

A propósito das comemorações de mais um aniversário da Revolução dos Cravos, dezenas de cartazes alusivos à efeméride estão patentes desde segunda-feira em Albergaria; desde hoje, 8 de Abril, em Palmela; e a partir de dia 12 em Sesimbra, em iniciativas promovidas pelas respectivas autarquias.

Em Guimarães, também é a autarquia local a promotora de duas exposições alusivas ao 25 de Abril que serão inauguradas na data em que se assinala o 34.º aniversário da revolução: uma sobre “Livros Proibidos na Ditadura de Salazar”, na Biblioteca Municipal Raul Brandão, e outra intitulada “RevoluSam”, que leva os cartunes de Sam, artista muito censurado durante o Estado Novo, ao Museu de Arte Primitiva Moderna.

Ligeiramente a Sul da cidade-berço, no Museu Municipal Abade Pedrosa, em Santo Tirso, o público poderá apreciar a exposição “Bordallo Pinheiro: um génio sem fronteiras”, também levada a cabo com o apoio da Câmara Municipal.

Na terra geralmente associada a Bordallo Pinheiro, as Caldas da Rainha, o MNI associa-se ao Centro Hospitalar local para apresentar a exposição internacional de cartoon “Água com Humor”, que até 4 de Maio apresentará cartunes sobre a escassez deste bem essencial. O mesmo tema estará também exposto, até 27 de Abril, na Casa da Eira, em Paços de Ferreira, numa iniciativa da autarquia local.

Ainda pelo Norte, o MNI tem patente no Aeroporto Francisco Sá Carneiro a mostra “A Fuga Real por um triz”, com três dezenas de jornais e imagens evocativas da saída da Corte de D. João VI para o Brasil há 200 anos, aquando das Invasões Francesas, e a sua chegada ao Rio de Janeiro, em Março de 1808.

O original da mesma exposição está patente na sede do Museu, no Porto, juntamente com as mostras temporárias “As Manchetes do Regicídio” e “IX PortoCartoon” e as permanentes “Memórias vivas da imprensa” e “Riso do Mundo”, esta última com uma extensão dos melhores desenhos na estação da CP de Braga.

Partilhe